quarta-feira, 8 de julho de 2009

Controle de mosca natural




EVITE MOSCAS DE FRUTAS, FAÇA ARMADILHAS

Imprimir matéria Uma maneira mais elaborada mas bastante eficaz: a idéia aqui exposta surgiu na África foi publicada na revista Superinteressante, em novembro de 2000.

É uma armadilha um pouco trabalhosa pelas exigências mas fatal para as moscas: elas mesmo acabam se prendendo na armadilha, traídas pelo costume que têm de procurar um lugar iluminado depois de se alimentar.
© Luciana Napchan

São necessárias duas garrafas
de refrigerante de plástico transparente e um canudo de papel (pode ser de cartolina preta). Da primeira garrafa será extraído 1/3 da parte inferior e seu bico fechado com tampa.

Na outra garrafa cole papel preto em torno da metade inferior ou pinte de preto. Faça algumas pequenas aberturas de 1 a 2 cm, como janelas que possam ser abertas para fora.

Encaixe o canudo de papel por dentro do bico desta e encaixe a garrafa com tampa por cima, como na foto. Se desejar você pode fixar as garrafas com fita durex.

Basta colocar um pouco de açúcar ou material que atraia as moscas no fundo da garrafa com as janelas. Elas irão entrar pelas janelas laterais e comer a isca, irão subir para a luz e deverão ficar presas na armadilha.

Mais simples: utilizando uma garrafa plástica transparente, faça quatro furos (< 0,5 cm) nas suas laterais, na parte mediana. Prepare uma calda atrativa para colocar no caça-moscas, com os seguintes ingredientes: Solução com 75% de água + 25% de vinagre de vinho ou suco de uva ou suco de laranja ou 50% de água + 50 % de suco de outras frutas." Aplicação: Cada caça-mosca com 150 ml da solução atrativa, colocado no interior da copa, protegida do sol. Instalar 1 armadilha, para cada 5 plantas, dependendo da infestação.

Outra maneira: pegue uma garrafa de plástico e em sua parte mediana, faça diversas janelas com 2 cm. A isca envenenada é feita com duas colheres de inseticidas e duas colheres de açucar e água o suficiente para formar uma pasta. Coloque a isca pelas janelas e pendure nas plantas na proporção de uma para dez plantas.

Meu pai ensacava fruta por fruta ainda no pé, com sacos plásticos comprados em papelaria. Dava certo mas é muito mais trabalhoso.

A FARINHA DE TRIGO É ÚTIL EM HORTAS ORGÂNICAS

A farinha de trigo de uso doméstico pode ser efetiva no controle de ácaros, pulgões e lagartas.0 seu emprego é favorável em dias quentes e secos, com sol. Aplicar de manhã em cobertura total nas folhas. Mais tarde, as folhas secando com o sol, forma uma película que envolve as pragas e caem com o vento. Ela pode ser pulverizada em vegetais sujeitos ao ataque de lagartas.

Preparo: Diluir 1 colher de sopa (20 g) em 1,0 litro de água e pulverize nas folhas atacadas. Repetir depois de 2 semanas.

0 comentários:

Seguidores